As Cores: Significados e Sensações

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Com diferentes transmissões de sentidos, alteração de humor e até mesmo habilidade de comunicação, as cores influenciam diretamente em nosso dia a dia. Por isso, é importante atentar-se à escolha de cores para o seu ambiente, tanto para a parede, quanto em moveis e objetos.

É importante ter em mente que estes conceitos variam muito, não só de pessoa para pessoa, das características pessoais de quem ocupará o espaço.

Por isto é essencial conhecer bem o perfil do cliente, e estar consciente do que se quer despertar no ambiente.

Se sabe que irá projetar uma cozinha para um cliente que vive em dieta, é mais assertivo indicar cores calmantes como azul ou turquesa do que vermelho, que irá estimulá-lo a ter mais fome.

Já um quarto de um adolescente, que costuma estar entediado e pouco proativo, o azul poderá deixá-lo ainda mais relaxado.

Confira quais os significados das cores e as sensações que elas transmitem:

1 Branco
Não precisa ser utilizado como cor predominante, e combina com todas outras cores. Traz bastante luminosidade ao ambiente, simplicidade e induz à ordem e organização, mas em excesso pode se tornar irritante.

2 Cinza
A cor Cinza é muito utilizada como simbolismo do equilíbrio e autocontrole. Em ambientes, é uma cor neutra, a qual traz elegância, estilo e destaque a objetos e moveis com cores mais fortes.

3 Preto
O preto é uma cor sofisticada, imponente. Possui a propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ele, por isso pode literalmente esquentar o ambiente. Pode transmitir a sensação de seriedade e prudência, mas combinado com outras cores, traz uma sensação alegre.

4 Marrom
O marrom é uma boa cor para atividades que exijam concentração, como bibliotecas e escritórios. Transmite ainda sensação de sobriedade e austeridade. Dependendo da tonalidade, pode ser acolhedor ao ambiente. Transmite conforto.

5 Vermelho
Forte, marcante, cheio de energia, força, calor e paixão. Assim é a cor vermelha, tanto em seu simbolismo, quanto aplicada a um ambiente, trazendo vitalidade e autoestima. A dica é mesclar diferentes tons para não sobrecarregar o espaço.

6 Laranja
Alegre, energética e ótimo incentivo a criatividade, a cor laranja aquece e estimula a comunicação e apetite, quando aplicada em ambientes. Pode ser empregada em locais de trabalho e estudo.

7 Amarelo
A cor da juventude não poderia transmitir outra coisa se não luminosidade, energia e otimismo. Em ambientes, é fonte de inspiração, estimulando a concentração. ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa.

8 Verde
A cor mais famosa por transmitir prosperidade e saúde, também é a cor da natureza, ótima para renovar as energias.!No seu tom claro torna-se uma cor tranquilizante e até sedativa, podendo ser utilizada em quartos, salas de estar e escritórios.

9 Azul
A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional. É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes. Em lugares gelados deve ser evitada pois aumenta a sensação de tristeza e frio.

10 Roxo
Luxuosa e ótima para meditar, a cor roxa esta associada ao ciclo de mudanças, ideal para ambientes que queiram transmitir mais feminilidade. Alie ao dourado para transmitir riqueza.

11 Rosa
A delicadeza de uma rosa, com a doçura de feminilidade. Assim é a cor rosa, a qual esta completamente associada ao romantismo, transmitindo simpatia e felicidade ao ambiente.

Conheça Nossos Posts

× WhatsApp